Um importante diferencial da AVALIA é a produção de relatórios completos e bem estruturados sobre as avaliações, destinados às escolas e às redes de ensino, com resultados consolidados, dados comparativos, contextualização das competências, aspectos socioculturais e níveis de proficiência.

Os relatórios são uma espécie de diagnóstico da escola com base no desempenho dos alunos e de sua percepção, assim como a dos pais, a dos professores e a da comunidade, sobre instituição de ensino. O objetivo é que esse material sirva para orientar as intervenções pedagógicas da instituição, levando à melhora da qualidade do ensino oferecido. É o instrumento que direciona o fechamento do ciclo: ensino, avaliação, desempenho, resultados, interpretação e, por fim, ação.

Conheça abaixo os materiais que trazem as informações diagnósticas das avaliações:

> Sumário Executivo: descrição dos instrumentos utilizados que fornece à equipe gestora uma síntese das informações obtidas durante o processo de avaliação.

> Relatório de Percepção da Escola pela Comunidade: síntese das informações obtidas com os questionários contextuais. Traz a percepção que alunos, professores, familiares e gestores têm sobre diferentes aspectos da escola.

> Relatório de Frequências: anexo ao Relatório de Percepção da Escola pela Comunidade, esse material, produzido em forma digital, contem os percentuais de respostas coletadas pelos questionários contextuais.

> Relatório da Escola (por ano avaliado): resultados de desempenho dos alunos nas competências cognitivas. É a síntese do que foi obtido por meio dos testes, com a respectiva interpretação pedagógica, que dá significado aos números apresentados.

> Relatório de Rede: no caso de redes de escolas, é produzido ainda um relatório com a síntese dos resultados obtidos pelo conjunto das unidades educacionais que a constituem.

Para esclarecer o que significam os resultados da avaliação educacional e institucional e propiciar que os números tenham aplicação pedagógica na instituição de ensino, a AVALIA possui um diferencial em suas devolutivas de resultados, entregando à escola as ferramentas capazes de direcionar o planejamento das ações.
Dessa forma, a devolutiva se torna muito mais do que um ato de entrega de relatórios. O encontro assume o caráter de capacitação para as equipes gestoras, tendo em visa que apenas a instituição é capaz de decidir as melhores formas de intervir em sua realidade.

A empresa está, portanto, preparada para fornecer uma análise especializada que ajudará a escola a reorientar o ensino de uma determinada matéria.

Instrumentos
Referências
Início

A Empresa
Quem somos
Conselho Consultivo
Conselho Administrativo
Trabalhe conosco

Áreas de atuação
Avaliação Educacional
Avaliação Institucional
Avaliação do Terceiro Setor
Ações de Capacitação
Desenvolvimento de Indicadores
Pesquisa de Boas Práticas
Projetos

Métodos
Instrumentos
Relatórios
Referências

Publicações

Fale conosco

Prisa