Um Indicador é uma medida estatística que traduz quantitativamente conceitos relacionados à qualidade e ao desenvolvimento de determinado aspecto da realidade que se pretende explorar. O exemplo mais conhecido é o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – que, para monitorar o desenvolvimento dos países, considera dados sobre expectativa de vida da população, educação e PIB per capita. Com esse índice, os países podem identificar áreas que necessitam de melhorias e de investimentos, verificar comparativamente sua situação em relação às demais nações e estabelecer metas para a melhoria de sua qualidade de vida.

De modo semelhante, os indicadores educacionais são construídos para atribuir um valor estatístico à qualidade do ensino de uma escola ou rede, atendo-se não somente ao desempenho dos alunos, mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas. Tais ferramentas são úteis principalmente para o monitoramento dos sistemas educacionais, considerando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os alunos.

Os indicadores educacionais, dessa forma, auxiliam na criação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade por meio da instituição escolar.

A AVALIA desenvolve indicadores de qualidade e de gestão próprios, tanto pra redes de ensino público como para escolas privadas, utilizando dados contextuais e de rendimento coletados nas instituições.

Avaliação Educacional
Avaliação Institucional
Avaliação do Terceiro Setor
Ações de Capacitação
Pesquisa de Boas Práticas
Início

A Empresa
Quem somos
Conselho Consultivo
Conselho Administrativo
Trabalhe conosco

Áreas de atuação
Avaliação Educacional
Avaliação Institucional
Avaliação do Terceiro Setor
Ações de Capacitação
Desenvolvimento de Indicadores
Pesquisa de Boas Práticas
Projetos

Métodos
Instrumentos
Relatórios
Referências

Publicações

Fale conosco

Prisa