Avalia

Jornada de Avaliação

Jornada de Avaliação

Uma das características dos modelos estatísticos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) é trabalhar com um número extenso de itens sem sobrecarregar os estudantes (por exemplo: um caderno de prova com cerca de 40 itens, que pode ser executada em um período de duas horas, corresponde à aplicação de 300 itens corretamente balanceados e distribuídos entre todos os alunos de uma turma); este método garante a comparabilidade nos resultados. Entretanto, para a obtenção de resultados seguros é necessário que esses itens sejam aplicados a uma quantidade considerável de participantes, um pré-requisito para a aplicação da TRI que, frequentemente, extrapola o número de alunos de uma única escola.

Para suprir esse requisito de aplicação em larga escala e atender à demanda de escolas privadas por serviços de avaliação educacional, criamos a Jornada de Avaliação, um sistema que reúne as escolas interessadas no diagnóstico de desempenho de seus alunos e que se reflete em vários aspectos do trabalho das equipes de professores, coordenadores e diretores. São mais de 50 mil alunos avaliados todos os anos, em escolas presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Realizada anualmente nos meses de Setembro e Novembro, desde 2007, a Jornada agrega importantes diferenciais em relação às avaliações internas e às avaliações realizadas por órgãos oficiais do país:

Marco Referencial: reunimos profissionais das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com larga experiência em avaliações, para definir as competências e habilidades que compõem hoje o documento norteador para nossas avaliações.

Análise pedagógica da escala de proficiência realizada por níveis: para as competências Leitora e Matemática, são utilizadas as mesmas escalas de Proficiência do SAEB, o que possibilita a comparação dos resultados entre as escolas que participam da Jornada de Avaliação com a de todas as instituições educacionais que fizeram a Prova Brasil. Para auxiliar a interpretação, as escalas são divididas em quatro níveis: Avançado, Proficiente, Baixo e Abaixo do Básico.

Medida de domínio: além dos resultados já conhecidos de uma avaliação, com os valores de proficiência dos alunos e especificação das habilidades em cada nível da escala, calculamos, através da Teoria de Resposta ao item, a probabilidade de um aluno da escola responder corretamente a um itens de diversas categorias em cada competência.

Comparação com escolas semelhantes: a escola pode comparar os resultados de seus alunos com os de grupos de escolas semelhantes participantes da Jornada. Esse grupo é definido considerando a localização, nível socioeconômico das famílias atendidas e o tamanho das escolas (em número de matrículas).

Contextualização dos resultados: para que haja uma interpretação mais justa sobre o desempenho da escola, geramos indicadores de percepção que permitem a contextualização dos resultados de desempenho dos alunos. Dessa forma, toda comunidade escolar (familiares, professores, gestores e também aos alunos) tem a oportunidade de responder a Questionários Contextuais para que possamos compreender as opiniões sobre a infraestrutura, clima organizacional da escola, comunicação e atendimento, entre outros importantes fatores.

Aplicação em ambiente online seguro e intuitivo: ao participar da Jornada, a escola pode optar pela aplicação das provas e questionários impressos ou em um ambiente online criado exclusivamente para atender à demanda por mais flexibilidade e otimização na logística de uma avaliação educacional.

Relatórios completos e didáticos por escola: disponibilizados em uma plataforma de resultados online.

A Jornada avalia os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, oferecendo as seguintes possibilidades:

  1. Aplicação de testes nas áreas de Leitura e Matemática, com questionários contextuais.
  2. Aplicação de testes nas áreas de Leitura, Matemática e Produção Textual, com questionários contextuais.
  3. Aplicação de testes nas áreas de Leitura, Matemática, Produção Textual, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com questionários contextuais.


Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e solicite sua proposta.